A vida só pode ser comprendida olhando se para trás,mais só pode ser vivida olhando-se para frente..
quinta-feira, 23 de janeiro de 2020
A Ludicidade no Ensino da Matemática: Ensinar é despertar a curiosidade e provocar a vontade de aprender Prof. Dr. Ilydio Pereira de Sá (UERJ - CAP/UERJ) - ppt carregar
A Ludicidade no Ensino da Matemática: Ensinar é despertar a curiosidade e provocar a vontade de aprender Prof. Dr. Ilydio Pereira de Sá (UERJ - CAP/UERJ) - ppt carregar: Iniciando a conversa: uma justa homenagem
segunda-feira, 12 de agosto de 2019
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO - ppt carregar
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO - ppt carregar: INFORMÁTICA Uso do computador... Uma ferramenta a mais no processo de desenvolvimento da pessoa com deficiência Amplia possibilidade de comunicação e interatividade Informática educacional: aprimorar as práticas educacionais e desenvolver ferramentas de acessibilidade digital, de baixo custo.
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019
Os Objetos de Aprendizagem: Tecnologias a favor da educação - ppt carregar
Os Objetos de Aprendizagem: Tecnologias a favor da educação - ppt carregar: Vamos refletir... Não é só mudar o currículo é pensar a educação no sentido mais amplo a gente tem que ter uma escola menos lecionadora e mais organizadora de conhecimentos e articuladora dos diversos espaços e tecnologias que temos hoje. A informação vem de onde? A tecnologia amplia a percepção humana, os sentidos do homem: a visão, a audição, mas não é só isso trabalha também a cognição: o desenvolvimento intelectual da criança.
segunda-feira, 28 de outubro de 2013
Educação
Educação é um
processo continuo que exige um planejamento com metas a serem estabelecidos
seguindo o tempo necessário para cada etapa, o sistema oferece projetos com
objetivos ousados a serem atendidos em um clique e o educador que fica na ponta
dessa hierarquia é cobrado dia e noite e o aluno dessa nova escola que é o foco
principal, o protagonista de seu aprendizado é protegido por uma fortaleza que lhe defende de todas as
criticas , sendo enfim o professor o culpado pela crise educacional do país.
Observo nas
escolas de Itapipoca que ofereceram tanto direito ao aluno que os mesmo
ultrapassaram o limite e para que façam seus deveres eles sempre cobram algo em
troca transformando assim a escola e o educador em refém de suas atitudes e
desejos. E então ao chegar o fim de cada
período o professor se reúne com o núcleo gestor para analisarem o
desenvolvimentos dos estudantes, os coordenadores fazem abordagem filosófica de
tendências educacionais, o gestor exige progresso nas notas uma vez que a
instituição tem vários projetos e está amparando os alunos que tem dificuldade,
os professores desestimulados , diários cheio de notas vermelhas e então a
pergunta aprece em meio a tanta controvérsias, onde está o erro?, Quem é o
culpado?
A verdade é
que os projetos são maquiagens, o núcleo gestor são pessoas que querem
resultados, e os educadores são pessoas que trabalham como operário em uma
empresa que paga por produção, isto é exemplificado nas premiações dadas ao
professor dos alunos com maior nota nas provas externas (ENEM, SPAECE e ETC).
Portanto se
aprofundarmos nossos estudos irá ver que o erro está em culpar os professore
por tudo de ruim que aparece em nosso sistema educacional, no tratamento e nos
cuidados com os alunos, nos projetos que buscam seus objetivos e resultados em
um tempo curtíssimo, na teoria que não condiz com a pratica e nas universidades
formadoras desses educadores que a cada dia estão menos exigentes em seus
vestibulares, currículos defasados e etc. Conclui-se que só teremos uma
educação de qualidade quando os grandes pesquisadores entrarem nas salas de
aula, os governantes investirem na formação dos professores e quando
valorizarem o produtor do processo de ensino/aprendizagem.
sexta-feira, 26 de julho de 2013
Professor temporário: lute pelos seus direitos
Em muitos lugares do Brasil existe uma grande discriminação entre os professores das Redes Públicas de Ensino. Existem aqueles foram efetivados e possuem assegurados os seus direitos e existem os que, ano após ano, são simplesmente contratados pelo prazo do ano letivo para fazer a mesma função dos efetivos, sem se beneficiar dos mesmos direitos.
Todo professor contratado tem o direito ao registro do seu contrato em carteira de trabalho e ao recolhimento do seu fundo de garantia (FGTS), mas em muitos casos as prefeituras deixam de assinar as carteiras e os descontos e recolhimento desses servidores passam a ser utilizados pelos gestores em algo desconhecido. E se você tem duvidas se o dinheiro descontado de sua folha de pagamento está indo para o lugar certo faça o seguinte: Inicialmente, você professor contratado deve saber que a sua contratação segue rigorosamente a lista de classificação do último concurso público e posteriormente, esgotados os classificados, a lista de classificação por tempo de serviço na rede municipal. Portanto, jamais se sinta intimidado pelos argumentos de alguns elementos da equipe de liderança de sua escola de que esse tipo de manifestação pode prejudicar o seu próximo contrato.Em seguida, você deve montar o seu dossiê.
1) Requeira, se necessário por escrito, cópias de seus contratos de trabalho na prefeitura, secretaria ou escola em que você trabalha, referentes ao período em que você trabalhou (eles são obrigados a lhe fornecer isso);
2) Requeira por escrito a cópias das folhas de registro de ponto, no mesmo orgão, referentes aos períodos e escolas em que você trabalhou (eles também são obrigados e lhe fornecer);
3) Tire cópias de seus contracheques, crachá e documentos pessoais;
4) Procure a Caixa Econômica Federal e retire um extrato simplificado do recolhimento de seu fundo de garantia relativo ao período em que você tem vínculo com a prefeitura. Provavelmente, se você nunca trabalhou na iniciativa privada, você não estará cadastrado. Caso esteja cadastrado, o depositante não será a Prefeitura. Isso serve para provar que o seu fundo de garantia não está sendo recolhido;
5) Requeira por escrito as cópias dos atestados e declarações médicas que justificaram suas ausências no período. Na guia de licença médica o enquadramento funcional dos contratados é CLT, o que serve de argumento para reforçar a ação;
6) Requeira por escrito a grade de aulas de cada escola em que você trabalhou. De acordo com a CLT, as “janelas” existentes na grade de aula devem ser pagas como aulas dadas, justamente para impedir esse abuso contra o professor;
7) Procure um advogado para ingressar com ação judicial contra o orgão a que você está vinculado. Ele terá mais informações e poderá solicitar outros documentos. O sindicado dos servidores pode indicar um advogado.
Lembre-se que mesmo que você não tenha a intenção de entrar na justiça hoje, se um dia você mudar de idéia esses documentos farão a diferença. Pela legislação brasileira o período da causa é limitado a cinco anos antes da data do início da ação na justiça, o que quer dizer que quanto mais você demorar, mais dinheiro irá perder.
domingo, 21 de julho de 2013
Construtivismo na Educação
Jean Piaget, ao investigar os processos de inteligência, salientou o processo auto-regulador e dinâmico na aprendizagem de um indivíduo, onde o equilíbrio permite adaptação intelectual e organização dos conhecimentos, levando ao crescimento e à mudança.
A ideia construtivista na Educação é a de que o conhecimento é construído a partir de um processo de ensino-aprendizagem infinito, e não se restringe aos conteúdos trabalhados em sala de aula, pois há que se considerar o meio social, o contexto, a cultura local.
César Coll afirma que o Construtivismo não é uma teoria, mas uma referência explicativa, um auxílio na reflexão sobre a prática docente. Pois há a necessidade de compreender que o aluno é um aprendiz social e o professor um agente mediador entre o indivíduo e a sociedade. Já para Fernando Becker, o Construtivismo é uma teoria que emerge do avanço das ciências e da Filosofia dos últimos séculos, pois permite interpretar o mundo em que vivemos e, para a área da Educação, significa o processo de construção do conhecimento entre, de um lado docentes e aprendizes, e de outro o acervo cultural da Humanidade, sendo ambos em complementaridade.
O fato é de que estamos num momento de transformação, indicado pelas tendências atuais apontadas por pensadores como os citados aqui, além de Paulo Freire, Edgar Morin, Antoni Zabala, entre outros. Cabe a nós professores, estarmos abertos para essas novas tendências e continuar nossa busca por uma educação melhor, lutando com a nossa melhor ferramenta, a intelectual. Não podemos nos deixar levar por ondas de grupos sindicais, já que essa forma de lutar é ultrapassada e já provou ser ensejo para degradar a profissão. Precisamos agir sim, mas com inteligência, com o poder do conhecimento, aprimorando-nos a cada dia, apesar de tantas dificuldades.
Nesse momento vem a seguinte pergunta: e como a ideia construtivista na Educação pode funcionar na prática? É algo a se saber, pois o professor atualmente é muito cobrado pela sociedade, pelos meios de comunicação e vemos tudo que é negativo recair para ele. Sabemos que o Construtivismo requer uma maior atenção individual no processo de aprendizagem, mas não de uma maneira obssessiva, como se imagina. Porém para que seja efetivo, o ideal é que as salas de aula não sejam tão numerosas. Como alternativa para esse fato é a possibilidade do docente agrupar seus alunos por habilidades, parecidas ou opostas, de forma a aproveitar as individualidades para enriquecimento do grupo.
7º)(CESPE- UNB 2009 )Um teste para os alunos de determinada sala de uma escola é composto de 8 itens, que deverão ser julgados, individualmente, como CERTOS ou ERRADOS. Nesse caso, excluindo-se as possibilidades de todos os itens estarem CERTOS ou de todos estarem ERRADOS, a quantidade de possíveis gabaritos para
esse teste é igual a:
A 254.B 128.
C 64.
D 26.
segunda-feira, 8 de julho de 2013
Aluno de medicina terá de trabalhar dois anos no SUS para se formar, anuncia governo; curso de medicina terá oito anos
A partir de janeiro de 2015, todos os alunos que ingressarem nos cursos de medicina, tanto em faculdades públicas ou privadas, terão que trabalhar dois anos no SUS. Nesse período, eles continuarão vinculados à faculdade e receberão bolsa custeada pelo governo federal. Durante esses dois anos, os estudantes receberão uma autorização provisória para exercício da medicina. Só depois da aprovação nessa etapa é que a autorização será convertida em inscrição plena no Conselho Regional de Medicina.
- O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante anúncio do programa Mais Médicos
Esse segundo ciclo de formação fará parte do curso convencional de medicina e poderá ser aproveitado como uma das etapas da residência ou pós-graduação caso o profissional opte por uma especialização no ramo da atenção básica.
Esse modelo é inspirado em países como Inglaterra e Suécia, onde os estudantes passam por um período de treinamento com registro provisório para só depois exercer a profissão com o registro definitivo.
Os dois anos de treinamento no SUS não eliminarão o internato realizado no quinto e no sexto anos do curso de medicina, período em que os estudantes passam por diversas áreas da saúde. De acordo com informações do governo, a diferença é que, ao atuar no SUS, irão assumir gradativamente mais responsabilidades, "exercendo de fato procedimentos médicos em UBS e urgência e emergência".
No mês passado, já haviam sido anunciadas 12 mil novas vagas de residência médica até 2017. Dessas, 4.000 serão abertas até 2015. Com a alteração no currículo de medicina, o governo espera que entrem na atenção básica 20,5 mil médicos em 2021.
MEDIDAS ANUNCIADAS NESTA SEGUNDA
|
|
|
|
|
|
|
Concurso ( Educação Brasileira) SEDUC-CE 2013
6º)(CESPE- UNB 2009 )Assinale a opção correta acerca das teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.
A) O inatismo considera que as características individuais básicas são hereditárias e inerentes ao indivíduo e que as formas de conhecimento são aprendidas com a experiência.
B) Na visão comportamentalista, aprendizagem significa modificação de comportamento, e as características individuais são determinadas pela interação com o meio.
C) O interacionismo considera que só se pode atribuir uma capacidade, um traço ou um comportamento humano às suas transações sequenciais, dissociando-se o aspecto biológico do social.
D) O cognitivismo considera que os sujeitos são ativos e criativos e organizam as experiências conscientes em unidades e padrões de significados
A) O inatismo considera que as características individuais básicas são hereditárias e inerentes ao indivíduo e que as formas de conhecimento são aprendidas com a experiência.
B) Na visão comportamentalista, aprendizagem significa modificação de comportamento, e as características individuais são determinadas pela interação com o meio.
C) O interacionismo considera que só se pode atribuir uma capacidade, um traço ou um comportamento humano às suas transações sequenciais, dissociando-se o aspecto biológico do social.
D) O cognitivismo considera que os sujeitos são ativos e criativos e organizam as experiências conscientes em unidades e padrões de significados
quinta-feira, 4 de julho de 2013
Educação pública e saúde irão receber recursos dos royalties
Pelo que define o texto aprovado, será obrigatória a aplicação dos recursos dos royalties na educação e na saúde pela União, estados e municípios. A proposta também determina que 50% dos recursos do Fundo Social do Pré-Sal sejam aplicados na educação até que se atinja o percentual de 10% do Produto Interno Bruto (PIB). A maioria dos destaques que visava a alterar o texto foi retirada pelos seus autores.
Já os que chegaram a ser votados foram rejeitados pelo plenário da Câmara. Com a conclusão da votação, o projeto segue agora para apreciação do Senado, em regime de urgência. Concluída a votação do projeto dos royalties, os deputados aprovaram requerimento para votação em regime de urgência do projeto de lei que estabelece novas regras para a distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE).
A Câmara detalha, em seu site, que a base usada pelo relator foi o Projeto de Lei 5500/13, do Executivo, que tramita com urgência constitucional e trancava os trabalhos. "O texto do governo previa o uso somente dos royalties e da participação especial dos contratos assinados depois dessa data, quando ocorreu a publicação da nova lei sobre divisão dos royalties entre os estados".
Receitas do petrosal também previstas
"Essa lei (12.734/12) está pendente de decisão final do Supremo Tribunal Federal (STF) quanto à constitucionalidade da nova divisão entre os estados com base nos critérios de rateio dos fundos de participação dos municípios (FPM) e dos estados (FPE)", diz, acrescentando que "na mesma data, foi publicada a Medida Provisória 592/12, que já destinava todos os recursos dos royalties à educação, mas também apenas quanto aos contratos novos".
Em outro trecho do texto aprovado pela Câmara está apontado que também deverão ser destinadas à educação as receitas conseguidas pela Petrosal (criada para gerenciar os contratos sob o regime de partilha da produção, no qual a União fica com parte do petróleo produzido para venda posterior) em negociações com a empresa que explora blocos cuja jazida se estenda além da área concedida para outras não concedidas ou não partilhadas. "Esse procedimento é conhecido como individualização da produção".
Isenção do concurso SEDUC-CE 2013
Quem tem Direito?
Têm direito à isenção da
taxa os servidores estaduais, doadores de sangue, egressos de escola pública,
deficientes, pessoas de baixa renda e hipossuficientes, enquadrados na
legislação específica de cada situação. Para garantir o benefício, é preciso
entregar o requerimento de isenção, disponível no site do organizador, junto
com a documentação exigida nos postos de atendimento montados pelo organizador,
que funcionarão de 22 de junho a 21 de julho, inclusive sábados, domingos e
feriados, das 8h às 12h e das 14h às 17h. O resultado da isenção está previsto
para o dia 8 de agosto. Aqueles que tiverem o pedido negado poderão entrar com
recursos. Após esta etapa, aqueles que ainda assim permanecerem com o pedido
indeferido terão até o dia 21 de agosto para pagar a taxa e confirmar a
participação no concurso.
sexta-feira, 28 de junho de 2013
Didática para o concurso SEDUC-CE 2013
5º)(CESPE- UNB 2009 )Com relação à didática na atualidade, assinale a opção correta.
A) As estratégias de ensino e de aprendizagem devem priorizar a transmissão de conteúdos para aquisição de conhecimentos, de modo a tornar o ato educativo mais eficiente.
B) A sala de aula é compreendida como o local de aprendizagem, e o professor deve usar as estratégias didáticas apropriadas para que a aprendizagem ocorra.
C) O ensino é visto como prática social e insere a problematização da prática pedagógica no contexto social e institucional em que ocorre, considerando a práxis pedagógica.
D) O planejamento da atividade docente determina as ações pedagógicas de forma objetiva, de acordo com os interesses prioritários estabelecidos pela sociedade.
A) As estratégias de ensino e de aprendizagem devem priorizar a transmissão de conteúdos para aquisição de conhecimentos, de modo a tornar o ato educativo mais eficiente.
B) A sala de aula é compreendida como o local de aprendizagem, e o professor deve usar as estratégias didáticas apropriadas para que a aprendizagem ocorra.
C) O ensino é visto como prática social e insere a problematização da prática pedagógica no contexto social e institucional em que ocorre, considerando a práxis pedagógica.
D) O planejamento da atividade docente determina as ações pedagógicas de forma objetiva, de acordo com os interesses prioritários estabelecidos pela sociedade.
quarta-feira, 19 de junho de 2013
Raciocinio Logico para o concurso SEDUC-CE 2013
4º)(CESPE- UNB 2009 ) A negação da proposição “A prova será aplicada no local previsto ou o seu horário de aplicação será alterado.” pode ser escrita como
A) A prova não será aplicada no local previsto ou o seu horário de aplicação não será alterado.
B) A prova não será aplicada no local previsto ou o seu horário de aplicação será alterado.
C) A prova será aplicada no local previsto mas o seu horário de aplicação não será alterado.
D) A prova não será aplicada no local previsto e o seu horário de aplicação não será alterado.
A) A prova não será aplicada no local previsto ou o seu horário de aplicação não será alterado.
B) A prova não será aplicada no local previsto ou o seu horário de aplicação será alterado.
C) A prova será aplicada no local previsto mas o seu horário de aplicação não será alterado.
D) A prova não será aplicada no local previsto e o seu horário de aplicação não será alterado.
domingo, 16 de junho de 2013
3º) (Concurso SEDUC-CE 2009 ) Acerca da Lei n.º 9.394/2006 — Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional —, assinale a opção correta.
A) Educação diz respeito aos aspectos formativos que se desenvolvem exclusivamente nas instituições de ensino e pesquisa.
B) A educação deve ser inspirada nos princípios da liberdade e nos ideais de solidariedade humana.
C) O Estado deve garantir o atendimento gratuito em creches e pré-escolas somente às crianças de zero a três anos de idade.
D) Os estabelecimentos de ensino municipais têm a incumbência de executar a proposta pedagógica elaborada pelo sistema estadual de ensino.
A) Educação diz respeito aos aspectos formativos que se desenvolvem exclusivamente nas instituições de ensino e pesquisa.
B) A educação deve ser inspirada nos princípios da liberdade e nos ideais de solidariedade humana.
C) O Estado deve garantir o atendimento gratuito em creches e pré-escolas somente às crianças de zero a três anos de idade.
D) Os estabelecimentos de ensino municipais têm a incumbência de executar a proposta pedagógica elaborada pelo sistema estadual de ensino.
segunda-feira, 10 de junho de 2013
Publicado Edital do Concurso para Professor da Rede Estadual
Foi publicado nesta sexta-feira, dia 7, o Edital do Concurso para Professores da rede estadual no Diário Oficial que circulará a partir das 17 horas. Serão ofertadas 3 mil vagas. As inscrições terão início no próximo dia 22 de junho e seguem até 21 de julho deste ano, exclusivamente via internet. Os interessados devem acessar o site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB),http://www.cespe.unb.br/concursos/SEDUC_CE_13/,responsável pela organização do Concurso. A taxa de inscrição será de R$ 60,00. A iniciativa é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc) e da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag).
Os aprovados vão ocupar o cargo de professor, classe pleno I, cuja remuneração inicial é de R$ 2.444,92, mais auxílio alimentação no valor mensal de R$ 220,00, para 40h/a semanais. As vagas são distribuídas em 13 disciplinas do Ensino Médio, além de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, primeira língua usada pelos surdos. Para assumir o cargo de professor, o candidato deverá ter grau superior em nível de licenciatura plena na disciplina para a qual o profissional deseja concorrer.
O Concurso é composto de três fases com cronograma descrito no edital. A primeira, abrangerá uma prova escrita objetiva, com 80 questões de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório. Neste momento, serão abordados os temas: Administração Pública; Educação Brasileira: Temas Educacionais e Pedagógicos; Conhecimentos Básicos da Língua Portuguesa; Raciocínio Lógico; Disciplina específica da área da Habilitação.
Na segunda fase, haverá uma prova prática de didática (aula) na disciplina em que o candidato está concorrendo. Terá caráter eliminatório e classificatório, sendo o candidato avaliado por uma banca, formada por três professores da área em que o profissional será avaliado. Já a terceira fase é constituída de exame de títulos, de caráter classificatório.
Os aprovados vão atuar em escolas da rede pública estadual, que atende a mais de 500 mil alunos. Em todo o Ceará, são 680 unidades de ensino. A matrícula no Ensino Médio corresponde a 358 mil estudantes.
A partir das 17 horas desta sexta-feira (07/06), veja o edital no site http://www.cespe.unb.br/concursos/SEDUC_CE_13/
Confira e-mail e telefone do Cespe para contatos dos candidatos ao Concurso Para Professor (Seduc-Ce): sac@cespe.unb.br e Central de Atendimento: (61)3448.0100
07.06.2013
Assessoria de Comunicação da Seduc
2º)São recursos públicos destinados à educação os originários de:
I. receita de impostos próprios da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;
II. receita de transferências constitucionais e outras transferências;
III. receita do salário-educação e de outras contribuições sociais;
IV. receita de incentivos fiscais.
a) Todas estão corretas.
b) Três estão corretas.
c) Duas estão corretas.
d) Uma está correta.
e) Todas estão erradas.
I. receita de impostos próprios da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;
II. receita de transferências constitucionais e outras transferências;
III. receita do salário-educação e de outras contribuições sociais;
IV. receita de incentivos fiscais.
a) Todas estão corretas.
b) Três estão corretas.
c) Duas estão corretas.
d) Uma está correta.
e) Todas estão erradas.
sexta-feira, 31 de maio de 2013
SEDUC-CE Concurso para professor 2013
Serão ofertadas 3 mil vagas, distribuídas nas diversas disciplinas do Ensino Médio. Os aprovados vão ocupar o cargo de professor, classe pleno I, cuja remuneração inicial é de R$ 2.444,92, mais auxílio alimentação no valor mensal de R$ 220,00, para 40h/a semanais. “Há uma expectativa muito grande da categoria, de que o concurso provoque a continuidade da valorização dos professores e de todos os que fazem a escola pública”,diz Anízio Melo, presidente do Sindicato Apeoc, que também foi convidado a participar da coletiva.
As inscrições do Concurso para Professores da Rede Pública acontecem entre 22 de junho e 21 de julho deste ano. Toda a normatização do processo estará disponível no Edital. As disciplinas que apresentam os maiores números de vagas são Português (981), Matemática (863), Língua Inglesa (285), seguidos de Geografia e História, cada uma com 166 vagas. Para assumir o cargo de professor, o candidato deverá ter grau superior em nível de licenciatura plena.
Organizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB), o Concurso é composto de três etapas que objetivam qualificar o processo. A primeira, marcada para o mês de setembro, abrangerá uma prova escrita objetiva, com 80 questões de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório. Neste momento, serão abordados os temas: Administração Pública; Educação Brasileira: Temas Educacionais e Pedagógicos; Conhecimentos Básicos da Língua Portuguesa; Raciocínio Lógico; Disciplina específica da área da Habilitação.
Na segunda etapa, prevista para novembro, haverá uma prova prática de didática (aula) na disciplina em que o candidato está concorrendo, de caráter eliminatório e classificatório, realizada em trinta minutos, sendo o candidato avaliado por uma banca, formada por três professores da área em que o profissional será avaliado. Já a terceira fase, que deve acontecer em dezembro, é constituída de exame de títulos, de caráter classificatório.
De acordo com a secretária Izolda Cela, o Concurso atenderá às necessidades atuais existentes na rede estadual de ensino, devido, principalmente, ao números de aposentados e à expansão das Escolas de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional.
Os aprovados vão atuar em escolas da rede pública estadual, que atende a mais de 500 mil alunos. Em todo o Ceará, são 680 unidades de ensino. A matrícula no Ensino Médio corresponde a 358 mil estudantes que nesse nível de ensino tem um currículo composto pelas seguintes disciplinas: História; Geografia; Filosofia; Sociologia; Matemática; Física; Biologia; Química; Língua Inglesa; Língua Espanhola; Língua Portuguesa; Artes e Educação Física.
Durante a coletiva de imprensa, a secretária Izolda ressaltou, ainda, o papel da educação na construção da sociedade. “Nós não vamos para canto nenhum sem um bom desenvolvimento educacional”, destacou a secretária.
31.05.2013
Assessoria de Comunicação da Seduc
domingo, 19 de maio de 2013
Preparação para o concurso SEDUC-CE 2013
1º) (GRE estudos para o concurso SEDUC-CE) De acordo com a Lei 9.394/96 a carga horário mínima anual da educação básica é de:
a) 800 horas em 200 dias letivos, contando com os exames finais.
b) 800 horas em 200 dias letivos, sem contar com os exames finais.
c) 800 horas em 100 dias letivos, contando com os exames finais.
d) 800 horas em 100 dias letivos, sem contar com os exames finais.
Ai galera diga o item correto e comente a resposta!!!
domingo, 12 de maio de 2013
SEDUC- Concurso 2013
Depois de reiterada cobrança do Sindicato-APEOC, foi publicado no Diário Oficial do dia 30 de abril de 2013, na página 33/34, o Extrato de contrato que figura como contratante o Estado do Ceará, por meio da SEDUC e como contratada a Fundação Universidade de Brasília.
O contrato tem por objetivo a contratação de serviços especializados na coordenação, organização, planejamento e execução de Concurso Público para o provimento efetivo de 3.000 (três mil) vagas do cargo de professor, classe pleno I, referência 1 (inicial da classe), do grupo ocupacional do magistério – MAG, do Quadro I – Poder Executivo, da Secretaria da Educação do Estado do Ceará.
Agora é fato que o concurso público mencionado será realizado pela contratada, por meio do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB).
A contratada compromete-se a organizar e executar as atividades relativas à 1ª fase do concurso, a qual compreende a prova escrita, bem como à 2º fase do certame, no tocante a prova prática de didática e a 3º Fase, avaliação de títulos e da perícia médica pelo valor de R$ 3.405.000,00 (três milhões quatrocentos e cinco mil reais), para um universo de até 25.000 (vinte e cinco mil) candidatos, observando-se a proporcionalidade dos valores propostos em referência ao número de inscritos.
O próximo passo é a publicação do Edital que deverá sair a partir de quinze dias da publicação do contrato.
O Sindicato APEOC continua reivindicando urgência na publicação do Edital.
Fonte: APEOC (Sindicato dos Professores e servidores da secretaria de educação e cultura do estado e dos municipios Cearense).
Veja o extrato do contrato: http://imagens.sepe lag.ce.gov.br/PDF/20130430/do20130430p01.pdf
Assinar:
Postagens (Atom)