Educação é um
processo continuo que exige um planejamento com metas a serem estabelecidos
seguindo o tempo necessário para cada etapa, o sistema oferece projetos com
objetivos ousados a serem atendidos em um clique e o educador que fica na ponta
dessa hierarquia é cobrado dia e noite e o aluno dessa nova escola que é o foco
principal, o protagonista de seu aprendizado é protegido por uma fortaleza que lhe defende de todas as
criticas , sendo enfim o professor o culpado pela crise educacional do país.
Observo nas
escolas de Itapipoca que ofereceram tanto direito ao aluno que os mesmo
ultrapassaram o limite e para que façam seus deveres eles sempre cobram algo em
troca transformando assim a escola e o educador em refém de suas atitudes e
desejos. E então ao chegar o fim de cada
período o professor se reúne com o núcleo gestor para analisarem o
desenvolvimentos dos estudantes, os coordenadores fazem abordagem filosófica de
tendências educacionais, o gestor exige progresso nas notas uma vez que a
instituição tem vários projetos e está amparando os alunos que tem dificuldade,
os professores desestimulados , diários cheio de notas vermelhas e então a
pergunta aprece em meio a tanta controvérsias, onde está o erro?, Quem é o
culpado?
A verdade é
que os projetos são maquiagens, o núcleo gestor são pessoas que querem
resultados, e os educadores são pessoas que trabalham como operário em uma
empresa que paga por produção, isto é exemplificado nas premiações dadas ao
professor dos alunos com maior nota nas provas externas (ENEM, SPAECE e ETC).
Portanto se
aprofundarmos nossos estudos irá ver que o erro está em culpar os professore
por tudo de ruim que aparece em nosso sistema educacional, no tratamento e nos
cuidados com os alunos, nos projetos que buscam seus objetivos e resultados em
um tempo curtíssimo, na teoria que não condiz com a pratica e nas universidades
formadoras desses educadores que a cada dia estão menos exigentes em seus
vestibulares, currículos defasados e etc. Conclui-se que só teremos uma
educação de qualidade quando os grandes pesquisadores entrarem nas salas de
aula, os governantes investirem na formação dos professores e quando
valorizarem o produtor do processo de ensino/aprendizagem.
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