A vida só pode ser comprendida olhando se para trás,mais só pode ser vivida olhando-se para frente..
sexta-feira, 28 de dezembro de 2012
quinta-feira, 27 de dezembro de 2012
CORDEL OBMEP
Autor: Cristiano Costa Bastos
19 de julho de 2006
Olimpíadas e atletas
Já são coisas conhecidas
Jogos e competições
Duelos e partidas
Dúvidas e emoções
Alegrias divididas
As Olimpíadas começaram
Com Gregos e Romanos
Se tornaram mundiais
Depois de muitos anos
Com Barão de Coubertin
Se traçaram novos planos
Várias provas se realizam
Pra medir a habilidade
Quem corre mais ligeiro
Quem tem mais capacidade
Quem pula mais alto do chão
Quem joga com mais qualidade
Num dia de inspiração
A Europa deu um recado
Num país chamado Hungria
De um povo muito educado
Outra Olimpíada nascia
De um jeito modificado
Era 1894
E teve grande competição
Concorreram vários jovens
Cada um de uma nação
Uma Olimpíada de Matemática
Foi a grande inovação
Depois nos Estados Unidos
Repetiram a competição
Um novo esquema de prova
Numa nova formatação
Mas ainda a matemática
Era a grande motivação
É a Olimpíada de Matemática
Como é feita hoje em dia
Mas o nome “Olimpíada”
Não foi dado na Hungria
Só em 1958
Na Romênia se daria
Quando é Internacional
A disputa é mais acirrada
Reune vários países
Envolve a garotada
Quem resolve mais problemas
Tem medalha assegurada
No Brasil só começou
Com Shigueo Watanabe
Pros alunos brasileiros
Foi a maior novidade
Podiam agora sonhar
Com uma nova realidade
Nessa tal Olimpíada
Se descobre novos talentos
Apoiam-se professores
Alcançam-se novos intentos
Formam-se pequisadores
Doutores do pensamento
Assim se estabeleceu
A Olimpíada Brasileira
Os alunos participam
Gostam da bricadeira
Brincar é coisa séria
Brincando dessa maneira
Todos se dedicam
Resolvem muitas questões
No site da OBM
Estudam as soluções
Se preparam pras medalhas
Das novas competições
Mas Brasil é país grande
De grande população
Precisava se articular
Pra essa competição
Aumentar a quantidade
De sua participação
A maioria dos alunos
Não estudam particular
Estudam nas escolas públicas
Não queriam participar
Precisavam de apoio
Pra poderem se animar
Assim em 2005
Veio a grande solução
Reunir as escolas públicas
Numa só competição
Uma festa separada
Com apoio e devoção
É a OBMEP
A Olimpíada do saber
Feita pra escola pública
Feita mesmo pra você
Reunindo nossos alunos
Na escola do aprender
10 milhões de participantes
Só na primeira edição
Os alunos mais corajosos
Heróis da educação
Abriram a conciência
Pra futura geração
Casos e histórias
Aparecem nessa história
Coordenadores espalhados
Várias cidades em glória
Muitos fatos engraçados
Bem guardados na memória
Cada estado faz a prévia
Com seu coordenador
Ele é o responsável
Junto com o professor
O aluno também é esperto
Todo mundo sai vencedor
Os alunos vão estudando
É disputa pra ganhar
Cada um quer uma medalha
Pra isso tem que lutar
Tem que se dedicar muito
Pro futuro conquistar
Pra quem não participou
Para o ano terá mais
Procure participar
Estudar nunca é demais
Procure seu professor
Mostre que é capaz
Autor: Cristiano Costa Bastos
19 de julho de 2006
Olimpíadas e atletas
Já são coisas conhecidas
Jogos e competições
Duelos e partidas
Dúvidas e emoções
Alegrias divididas
As Olimpíadas começaram
Com Gregos e Romanos
Se tornaram mundiais
Depois de muitos anos
Com Barão de Coubertin
Se traçaram novos planos
Várias provas se realizam
Pra medir a habilidade
Quem corre mais ligeiro
Quem tem mais capacidade
Quem pula mais alto do chão
Quem joga com mais qualidade
Num dia de inspiração
A Europa deu um recado
Num país chamado Hungria
De um povo muito educado
Outra Olimpíada nascia
De um jeito modificado
Era 1894
E teve grande competição
Concorreram vários jovens
Cada um de uma nação
Uma Olimpíada de Matemática
Foi a grande inovação
Depois nos Estados Unidos
Repetiram a competição
Um novo esquema de prova
Numa nova formatação
Mas ainda a matemática
Era a grande motivação
É a Olimpíada de Matemática
Como é feita hoje em dia
Mas o nome “Olimpíada”
Não foi dado na Hungria
Só em 1958
Na Romênia se daria
Quando é Internacional
A disputa é mais acirrada
Reune vários países
Envolve a garotada
Quem resolve mais problemas
Tem medalha assegurada
No Brasil só começou
Com Shigueo Watanabe
Pros alunos brasileiros
Foi a maior novidade
Podiam agora sonhar
Com uma nova realidade
Nessa tal Olimpíada
Se descobre novos talentos
Apoiam-se professores
Alcançam-se novos intentos
Formam-se pequisadores
Doutores do pensamento
Assim se estabeleceu
A Olimpíada Brasileira
Os alunos participam
Gostam da bricadeira
Brincar é coisa séria
Brincando dessa maneira
Todos se dedicam
Resolvem muitas questões
No site da OBM
Estudam as soluções
Se preparam pras medalhas
Das novas competições
Mas Brasil é país grande
De grande população
Precisava se articular
Pra essa competição
Aumentar a quantidade
De sua participação
A maioria dos alunos
Não estudam particular
Estudam nas escolas públicas
Não queriam participar
Precisavam de apoio
Pra poderem se animar
Assim em 2005
Veio a grande solução
Reunir as escolas públicas
Numa só competição
Uma festa separada
Com apoio e devoção
É a OBMEP
A Olimpíada do saber
Feita pra escola pública
Feita mesmo pra você
Reunindo nossos alunos
Na escola do aprender
10 milhões de participantes
Só na primeira edição
Os alunos mais corajosos
Heróis da educação
Abriram a conciência
Pra futura geração
Casos e histórias
Aparecem nessa história
Coordenadores espalhados
Várias cidades em glória
Muitos fatos engraçados
Bem guardados na memória
Cada estado faz a prévia
Com seu coordenador
Ele é o responsável
Junto com o professor
O aluno também é esperto
Todo mundo sai vencedor
Os alunos vão estudando
É disputa pra ganhar
Cada um quer uma medalha
Pra isso tem que lutar
Tem que se dedicar muito
Pro futuro conquistar
Pra quem não participou
Para o ano terá mais
Procure participar
Estudar nunca é demais
Procure seu professor
Mostre que é capaz
quarta-feira, 15 de agosto de 2012
Lιcεncιατυrα εμ Mατεματιcα: INFORMAÇÕES - DISCIPLINAS DE REOFERTA - JAN/FEV 20...
Lιcεncιατυrα εμ Mατεματιcα: INFORMAÇÕES - DISCIPLINAS DE REOFERTA - JAN/FEV 20...: Abaixo, cópia do email enviado aos Coordenadores de Polo e Tutores Presenciais sobre as disciplinas de Reoferta. Prezados Coordenadores e ...
sábado, 11 de agosto de 2012
A origem do Dia dos Pais
| A origem do Dia dos Pais | |
Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem
bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a idéia
inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços
familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.
Conta a história que em 1909, em Washington,
Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra
civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães,
teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear
seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz
ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros
cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai
de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.
Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu
pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém.
Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à
Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em
Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma
Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais
norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário
do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento,
sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos
falecidos.
A partir daí a comemoração difundiu-se
da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924
o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais
nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma
proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de
junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente
Richard Nixon em 1972).
No Brasil, a idéia de comemorar esta
data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela
primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca
da família. Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e européia Mensagem do dia dos pais:
Na Romênia, um homem dizia sempre
a seu filho:
- "Haja o que houver, eu sempre estarei a seu lado". Houve, nesta época um terremoto de intensidade muito grande, que quase arrasou as construções lá existentes nesta época. Estava nesta hora este homem em uma estrada. Ao ver o ocorrido, correu para casa e verificou que sua esposa estava bem, mas seu filho nesta hora estava na escola. Foi imediatamente para lá. E a encontrou totalmente destruída. Não restou, uma única parede de pé... Tomado de uma enorme tristeza ficou ali ouvindo, a voz feliz de seu filho e sua promessa. ( não cumprida) ..." Haja o que houver: eu estarei sempre a seu lado". Seu coração estava apertado e sua vista apenas enxergava a destruição. A voz de seu filho e sua promessa não cumprida o dilaceravam. Mentalmente percorreu inúmeras vezes o trajeto que fazia diariamente segurando sua mãozinha. O portão ( que não mais existia)... Corredor... Olhava as paredes, vendo aquele rostinho confiante... ...passava pela sala do 3º ano, virava o corredor e o olhava ao entrar. Até que resolveu fazer em cima dos escombros, o mesmo trajeto. Portão... Corredor... Virou a direita... E parou em frente ao que deveria ser a porta da sala. Nada! Apenas uma pilha de material destruído. Nem ao menos um pedaço de alguma coisa que lembrasse a classe. Olhava tudo... desolado... E continuava a ouvir sua promessa: - "Haja o que houver, eu sempre estarei com você". E ele não estava... Começou a cavar com as mãos. Nisto chegaram outros pais, que embora bem intencionados, e também desolados, tentavam afastá-lo de lá dizendo: - Vá para casa. Não adianta, não sobrou ninguém. - Vá para casa. Ao que ele retrucava: - Você vai me ajudar? Mas ninguém o ajudava, e pouco a pouco, todos se afastavam. Chegaram os policiais, que também tentaram retirá-lo dali, pois viam que não havia chance de ter sobrado ninguém com vida. Haviam outros locais com mais esperança. Mas este homem não esquecia sua promessa ao filho, a única coisa que dizia para as pessoas que tentavam retirá-lo de lá era: - Você vai me ajudar ? Mas eles também o abandonavam. Chegaram os bombeiros, e foi a mesma coisa... - Saia daí, não está vendo que não pode ter sobrado ninguém vivo? Você ainda vai por em risco a vida de pessoas que queiram te ajudar pois continuam havendo explosões e incêndios. Ele retrucava : - Você vai me ajudar? - Você esta cego pela dor não enxerga mais nada. Ou então é a raiva da desgraça. - Você vai me ajudar? Um a um todos se afastavam. Ele trabalhou quase sem descanso, apenas com pequenos intervalos, mas não se afastava dali. 5 hs / 10 hs / 12 hs/ 22 hs / 24 hs /30 hs... Já exausto, dizia a si mesmo que precisava saber se seu filho estava vivo ou morto. Até que ao afastar uma enorme pedra, sempre chamando pelo filho, ouviu: - Pai ...estou aqui! Feliz, fazia mais força para abrir um vão maior e perguntou: - Você está bem? - Estou. Mas com sede, fome e muito medo. - Tem mais alguém com você? - Sim, dos 36 da classe, 14 estão comigo; estamos presos em um vão entre dois pilares. Estamos todos bem! Apenas se conseguia ouvir seus gritos de alegria. - Pai, eu falei à eles: - Vocês podem ficar sossegados, pois meu pai irá nos achar. Eles não acreditavam, mas eu dizia a toda hora... - "Haja o que houver, meu pai, estará sempre a meu lado". - Vamos, abaixe-se e tente sair por este buraco. - Não! Deixe eles saírem primeiro... - Eu sei que haja o que houver... você estará me esperando!
(Esta história é verídica)
Feliz Dia dos Pais!!
|
quinta-feira, 9 de agosto de 2012
11 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE
O porque desse dia?
No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu
no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um
em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para
Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis
tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais
próxima.
Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido
pelo Convento São Francisco. As primeiras turmas formadas continham apenas 40
alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros
escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco,
incorporada à USP em 1934.
Cem anos após sua criação dos cursos de direito,
Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os
estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.
Quem faz a história hoje, é você!
Homenagem aos estudantes
Se
quiseres ser um verdadeiro estudante Não aprenda só o superficial, Pois o
difícil pode se tornar barreira vencida. Para aquele cujo momento chegou agora,
nunca é tarde demais! Aprender o ABC não basta, mas aprenda-o. Procura na
escola o que deseja para tua vida, Pois ela te recolherá, orientará, dirigirá.
Confia nos teus mestres: eles não te decepcionarão. Se não tens teto, cobre-te
de saber, De vontade, de garra. Se tens frio, se tens fome, Agarra-te ao livro:
ele é uma boa arma para lutar. Se te faltar coragem, Não tenha vergonha de
pedir ajuda. Certamente haverá alguém para te estender a mão. Sê leal,
fraterno, amigo, forte! Nunca te deixes ser fraco, desleal, covarde. Pois tu,
jovem estudante, tens que assumir o comando do teu país. Respeita para ser
respeito. Valoriza para ser valorizado. Espalha amor para seres amado. Não
tenhas medo de fazer perguntas: toda a resposta terá sentido. Não te deixes
influenciar por pensamentos alheios ou palavras bonitas. Tenha a tua própria
linguagem (aperfeiçoa-te). Quando te deparares com a injustiça, a impunidade, a
corrupção, a falta de limites, o abuso de poder, Pensa na existência de tudo o
que te cerca. Busca o teu ideal e lembra: um valor não se impõe, se constrói.
Não faça do teu colega, uma escada para subir. Isto é imoral e a imoralidade
não faz parte da tua lição.
sexta-feira, 27 de julho de 2012
Educação a Distância
A sigla EaD refere-se a Educação a Distância e não a Ensino a
Distância. Há também a Educação Aberta e a Distância, para a qual se
utiliza muitas vezes a sigla EAD.
(EaD) é uma modalidade de educação mediada por tecnologias em que alunos eprofessores
estão separados espacial e/ou temporalmente, ou seja, não estão
fisicamente presentes em um ambiente presencial de ensino-aprendizagem.
Uma das características da EaD é que ela enfatiza o papel do aluno
que gerencia seu próprio aprendizado, desenvolvendo assim sua autonomia.
Não se deve confundir Educação a Distância (EaD) com Ensino a
Distância, uma modalidade de cursos que pode ser oferecida em um curso a
distância, comumente conhecidos como cursos com pouca interação. Há
também a Educação Colaborativa a Distância, que assim como o Ensino a
Distância é uma modalidade da EaD, onde se priorizam a interação e as
trocas de informações entre os alunos.
Cursos de informática gratuitos!
O Be-a-Byte fornece cursos de qualidade e sem custo aos que
desejam aprender. Os alunos não só terão acesso a novos conhecimentos,
como novas oportunidades de vida.
para se cadastra basta clicar no link que esta na barra ao lado com o nome Be-a Byte.
sábado, 21 de julho de 2012
Com o objetivo de incentivar a blogosfera brasileira, o Prêmio Top Blog Brasil está
na sua 4ª edição e este ano conta com a participação do Blog ita-jovem.blogspot.com.br, uma
pagina da web que procura levar para os leitores informações educativa e atualidades. A contribuição dos
nossos leitores é fundamental. Vote no Blog http://ita-jovem.blogspot.com.br/ para melhor blog na categoria educação.
Cada pessoa pode votar três vezes: uma por e-mail, uma pelo
Facebook e uma pelo Twitter. Os votos de internautas são computados como
votação popular (júri popular), que ocorrerá em dois turnos. Há também a
votação acadêmica (júri acadêmico), realizada por profissionais, eleitos
pelo Comitê TOPBLOG, do segmento da categoria para a qual o blog se inscreveu.
O júri acadêmico avalia os quesitos conteúdo, apresentação, interatividade,
criatividade e atualização.
Para votar é bem simples, basta você clicar no banner a direita com o nome top blog que ira abrir uma nova aba e lá você coloca o seu nome e o Email, ou Twitter, ou Facebook.
Depois entre na sua conta e confirme o seu voto.
Assinar:
Postagens (Atom)
