A vida só pode ser comprendida olhando se para trás,mais só pode ser vivida olhando-se para frente..
quarta-feira, 15 de agosto de 2012
Lιcεncιατυrα εμ Mατεματιcα: INFORMAÇÕES - DISCIPLINAS DE REOFERTA - JAN/FEV 20...
Lιcεncιατυrα εμ Mατεματιcα: INFORMAÇÕES - DISCIPLINAS DE REOFERTA - JAN/FEV 20...: Abaixo, cópia do email enviado aos Coordenadores de Polo e Tutores Presenciais sobre as disciplinas de Reoferta. Prezados Coordenadores e ...
sábado, 11 de agosto de 2012
A origem do Dia dos Pais
| A origem do Dia dos Pais | |
Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem
bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a idéia
inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços
familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.
Conta a história que em 1909, em Washington,
Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra
civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães,
teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear
seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz
ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros
cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai
de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.
Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu
pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém.
Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à
Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em
Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma
Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais
norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário
do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento,
sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos
falecidos.
A partir daí a comemoração difundiu-se
da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924
o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais
nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma
proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de
junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente
Richard Nixon em 1972).
No Brasil, a idéia de comemorar esta
data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela
primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca
da família. Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e européia Mensagem do dia dos pais:
Na Romênia, um homem dizia sempre
a seu filho:
- "Haja o que houver, eu sempre estarei a seu lado". Houve, nesta época um terremoto de intensidade muito grande, que quase arrasou as construções lá existentes nesta época. Estava nesta hora este homem em uma estrada. Ao ver o ocorrido, correu para casa e verificou que sua esposa estava bem, mas seu filho nesta hora estava na escola. Foi imediatamente para lá. E a encontrou totalmente destruída. Não restou, uma única parede de pé... Tomado de uma enorme tristeza ficou ali ouvindo, a voz feliz de seu filho e sua promessa. ( não cumprida) ..." Haja o que houver: eu estarei sempre a seu lado". Seu coração estava apertado e sua vista apenas enxergava a destruição. A voz de seu filho e sua promessa não cumprida o dilaceravam. Mentalmente percorreu inúmeras vezes o trajeto que fazia diariamente segurando sua mãozinha. O portão ( que não mais existia)... Corredor... Olhava as paredes, vendo aquele rostinho confiante... ...passava pela sala do 3º ano, virava o corredor e o olhava ao entrar. Até que resolveu fazer em cima dos escombros, o mesmo trajeto. Portão... Corredor... Virou a direita... E parou em frente ao que deveria ser a porta da sala. Nada! Apenas uma pilha de material destruído. Nem ao menos um pedaço de alguma coisa que lembrasse a classe. Olhava tudo... desolado... E continuava a ouvir sua promessa: - "Haja o que houver, eu sempre estarei com você". E ele não estava... Começou a cavar com as mãos. Nisto chegaram outros pais, que embora bem intencionados, e também desolados, tentavam afastá-lo de lá dizendo: - Vá para casa. Não adianta, não sobrou ninguém. - Vá para casa. Ao que ele retrucava: - Você vai me ajudar? Mas ninguém o ajudava, e pouco a pouco, todos se afastavam. Chegaram os policiais, que também tentaram retirá-lo dali, pois viam que não havia chance de ter sobrado ninguém com vida. Haviam outros locais com mais esperança. Mas este homem não esquecia sua promessa ao filho, a única coisa que dizia para as pessoas que tentavam retirá-lo de lá era: - Você vai me ajudar ? Mas eles também o abandonavam. Chegaram os bombeiros, e foi a mesma coisa... - Saia daí, não está vendo que não pode ter sobrado ninguém vivo? Você ainda vai por em risco a vida de pessoas que queiram te ajudar pois continuam havendo explosões e incêndios. Ele retrucava : - Você vai me ajudar? - Você esta cego pela dor não enxerga mais nada. Ou então é a raiva da desgraça. - Você vai me ajudar? Um a um todos se afastavam. Ele trabalhou quase sem descanso, apenas com pequenos intervalos, mas não se afastava dali. 5 hs / 10 hs / 12 hs/ 22 hs / 24 hs /30 hs... Já exausto, dizia a si mesmo que precisava saber se seu filho estava vivo ou morto. Até que ao afastar uma enorme pedra, sempre chamando pelo filho, ouviu: - Pai ...estou aqui! Feliz, fazia mais força para abrir um vão maior e perguntou: - Você está bem? - Estou. Mas com sede, fome e muito medo. - Tem mais alguém com você? - Sim, dos 36 da classe, 14 estão comigo; estamos presos em um vão entre dois pilares. Estamos todos bem! Apenas se conseguia ouvir seus gritos de alegria. - Pai, eu falei à eles: - Vocês podem ficar sossegados, pois meu pai irá nos achar. Eles não acreditavam, mas eu dizia a toda hora... - "Haja o que houver, meu pai, estará sempre a meu lado". - Vamos, abaixe-se e tente sair por este buraco. - Não! Deixe eles saírem primeiro... - Eu sei que haja o que houver... você estará me esperando!
(Esta história é verídica)
Feliz Dia dos Pais!!
|
quinta-feira, 9 de agosto de 2012
11 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE
O porque desse dia?
No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu
no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um
em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para
Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis
tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais
próxima.
Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido
pelo Convento São Francisco. As primeiras turmas formadas continham apenas 40
alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros
escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco,
incorporada à USP em 1934.
Cem anos após sua criação dos cursos de direito,
Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os
estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.
Quem faz a história hoje, é você!
Homenagem aos estudantes
Se
quiseres ser um verdadeiro estudante Não aprenda só o superficial, Pois o
difícil pode se tornar barreira vencida. Para aquele cujo momento chegou agora,
nunca é tarde demais! Aprender o ABC não basta, mas aprenda-o. Procura na
escola o que deseja para tua vida, Pois ela te recolherá, orientará, dirigirá.
Confia nos teus mestres: eles não te decepcionarão. Se não tens teto, cobre-te
de saber, De vontade, de garra. Se tens frio, se tens fome, Agarra-te ao livro:
ele é uma boa arma para lutar. Se te faltar coragem, Não tenha vergonha de
pedir ajuda. Certamente haverá alguém para te estender a mão. Sê leal,
fraterno, amigo, forte! Nunca te deixes ser fraco, desleal, covarde. Pois tu,
jovem estudante, tens que assumir o comando do teu país. Respeita para ser
respeito. Valoriza para ser valorizado. Espalha amor para seres amado. Não
tenhas medo de fazer perguntas: toda a resposta terá sentido. Não te deixes
influenciar por pensamentos alheios ou palavras bonitas. Tenha a tua própria
linguagem (aperfeiçoa-te). Quando te deparares com a injustiça, a impunidade, a
corrupção, a falta de limites, o abuso de poder, Pensa na existência de tudo o
que te cerca. Busca o teu ideal e lembra: um valor não se impõe, se constrói.
Não faça do teu colega, uma escada para subir. Isto é imoral e a imoralidade
não faz parte da tua lição.
sexta-feira, 27 de julho de 2012
Educação a Distância
A sigla EaD refere-se a Educação a Distância e não a Ensino a
Distância. Há também a Educação Aberta e a Distância, para a qual se
utiliza muitas vezes a sigla EAD.
(EaD) é uma modalidade de educação mediada por tecnologias em que alunos eprofessores
estão separados espacial e/ou temporalmente, ou seja, não estão
fisicamente presentes em um ambiente presencial de ensino-aprendizagem.
Uma das características da EaD é que ela enfatiza o papel do aluno
que gerencia seu próprio aprendizado, desenvolvendo assim sua autonomia.
Não se deve confundir Educação a Distância (EaD) com Ensino a
Distância, uma modalidade de cursos que pode ser oferecida em um curso a
distância, comumente conhecidos como cursos com pouca interação. Há
também a Educação Colaborativa a Distância, que assim como o Ensino a
Distância é uma modalidade da EaD, onde se priorizam a interação e as
trocas de informações entre os alunos.
Cursos de informática gratuitos!
O Be-a-Byte fornece cursos de qualidade e sem custo aos que
desejam aprender. Os alunos não só terão acesso a novos conhecimentos,
como novas oportunidades de vida.
para se cadastra basta clicar no link que esta na barra ao lado com o nome Be-a Byte.
sábado, 21 de julho de 2012
Com o objetivo de incentivar a blogosfera brasileira, o Prêmio Top Blog Brasil está
na sua 4ª edição e este ano conta com a participação do Blog ita-jovem.blogspot.com.br, uma
pagina da web que procura levar para os leitores informações educativa e atualidades. A contribuição dos
nossos leitores é fundamental. Vote no Blog http://ita-jovem.blogspot.com.br/ para melhor blog na categoria educação.
Cada pessoa pode votar três vezes: uma por e-mail, uma pelo
Facebook e uma pelo Twitter. Os votos de internautas são computados como
votação popular (júri popular), que ocorrerá em dois turnos. Há também a
votação acadêmica (júri acadêmico), realizada por profissionais, eleitos
pelo Comitê TOPBLOG, do segmento da categoria para a qual o blog se inscreveu.
O júri acadêmico avalia os quesitos conteúdo, apresentação, interatividade,
criatividade e atualização.
Para votar é bem simples, basta você clicar no banner a direita com o nome top blog que ira abrir uma nova aba e lá você coloca o seu nome e o Email, ou Twitter, ou Facebook.
Depois entre na sua conta e confirme o seu voto.
sábado, 23 de junho de 2012
Cabide de Empregos
Passar em um concurso público
não é fácil. E pode ficar praticamente impossível se as vagas já estão
marcadas. O Fantástico mostra o golpe que transforma concursos em cabides de
emprego. A fraude beneficia parentes e assessores de políticos em todo o país.
Dez milhões de brasileiros participam de concursos públicos a cada ano. E uma
quantidade incalculável deles está sendo passada pra trás. Veja o que o
Fantástico apurou: em todos os 26 estados do Brasil e no Distrito Federal, os
ministérios públicos investigam algum tipo de fraude em concursos públicos.
É maracutaia em todo o país. Só na Bahia, por exemplo, foram 36 casos de
irregularidades em concursos. Em Mato Grosso do Sul, as questões de um concurso
foram copiadas de uma prova feita antes, no Pará. E, no Maranhão, um analfabeto
foi aprovado graças ao esquema montado por um secretário municipal, parente
dele.
Veja o que o ex-dono de uma empresa que fraudava concursos conta. Ele diz que
agora se afastou dessa atividade:
Repórter: Qual era o perfil dos candidatos beneficiados aprovados
fraudulentamente?
Ex-dono de empresa: Unicamente apadrinhados políticos da administração
municipal.
A maior parte das fraudes acontece nos concursos municipais. Prefeitos e
vereadores contratam uma empresa para organizar a prova e indicam os candidatos
que eles querem ver aprovados.
"A esposa do prefeito passou em primeiro lugar, a secretária de educação
passou em primeiro lugar no outro cargo, o secretário de administração passou
em primeiro lugar em outro cargo", conta uma mulher.
Em Novo Barreiro, no Rio Grande do Sul, aconteceu um caso curioso: uma mulher,
que tentou se beneficiar da fraude, mas acabou reprovada, resolveu denunciar o
prefeito. "Ele chegou lá na minha casa e falou assim: 'os meus eu tinha
que deixar bem. Eu fiz o concurso dessa maneira porque eu não ia fazer um
concurso para passar qualquer um'", lembra.
O prefeito Flavio Smaniotto não quis comentar a acusação. "Irmã do
secretário de administração, sogra do secretário de administração, primo do
secretário de administração", diz. A fiscal de um concurso em Itati, no
Rio Grande do Sul, notou que vários candidatos entregaram a prova quase em
branco e mesmo assim foram aprovados. "Sobrinha do prefeito, sobrinho do
prefeito, filho do prefeito", conta.
É a oficialização do cabide de empregos. "O perfil que nós identificamos é
sempre de alguma forma ligado ao administrador. Ou por laços de parentesco, ou
por afinidade partidária, político-partidária, ou até mesmo quem já presta
serviços ao Executivo", explica o promotor de Justiça Mauro Rockembach.
Trinta e oito candidatos foram indiciados na cidade, mas a maioria deles
continua a ocupar os cargos conseguidos irregularmente.
Como vocês podem ver nessa reportagem do programa jornalista da Rede Globo, “Fantástico,” concurso publico é algo desejado por muitos que sonha em conquistar uma estabilidade através de seu próprio esforço, mas a politicagem de pessoas corruptas transforma essa seleção democrática em um jogo de cartas marcada
Sou concurseiro e posso afirma como é sofrida a vida de quem
estuda nesse país, almejando uma vaga nos serviços públicos, uma vez que temos
gastos financeiros, se afastamos de familiares e amigos e passamos a viver
trancados em um quarto estudando em pilhas de livros.
E todo este esforço pode ser em vão, e o que nós deixa mais triste é saber que pessoas que riem de nós ganham essas vagas somente por que são aliados políticos ou da família dos administradores.
Como exemplo dessa minha caminhada pelos concursos públicos posso
citar um exemplo de descaso com os candidatos de um certame.
Um concurso para vários cargos da Prefeitura Municipal de Amontada–CE, em que desde a inscrição havia desorganição, já que, as inscrições era somente presencial, e os candidatos tinha de pegar enormes filas e isso sem falar na humilhação para pedir a isenção.
No dia de aplicação das provas em que estava marcadas para as 14:00h, não houve para diversos cargos, sem falar que os candidatos ficaram do momento em que chegaram até as 15:00h sem nenhuma informação.
O concurso foi cancelado, o dinheiro da inscrição foi devolvidos, mas a perda dos candidatos não foi totalmente compensada por que os gastos foram maiores com passagens, alimentação, até psicológica, já que, muitos desses ficarão desacreditado em continua estudando.
Vejam os vídeos abaixo de noticiários sobre cabides de empregos e vote na enquete
O concurso Publico de Amontada foi ou não marmelada!!!!
terça-feira, 12 de junho de 2012
Conhcendo o Santo casamenteiro
Santo Antônio
Para seguir a ordem cronológica das festas, pode-se começar por Santo Antônio. Ele nasceu em Lisboa, em data incerta, entre 1190 e 1195. Seu nome de batismo era Fernando. Pertencia a uma família de posses, chamada Bulhão ou Bulhões. No entanto, abdicou da riqueza por volta de 1210, ingressando na ordem dos franciscanos.
Seguiu para o atual Marrocos para desenvolver trabalho missionário, mas sua saúde não se adaptou ao clima africano. Adoeceu e regressou à Europa, fixando-se na Itália. Lá, demonstrou grande talento para a oratória, o qual desenvolveu praticando ao máximo durante nove anos.
Possuía grande conhecimento da Bíblia e seus sermões impressionavam tanto os intelectuais quanto as pessoas simples. Alguns de seus escritos foram conservados e são conhecidos ainda hoje. Seu carisma conquistava multidões. A saúde, porém, continuava frágil e ele morreu com cerca de 35 anos, em 13 de junho de 1231, sendo canonizado no ano seguinte. Está enterrado em Pádua (Itália) e sobre seu túmulo ergueu-se uma basílica, que é lugar de grande peregrinação.
Apesar de não ter em seus sermões nada específico sobre casamentos, Santo Antônio ficou conhecido como o santo que ajuda mulheres a encontrarem um marido por conta da ajuda que dava a moças humildes para conseguirem um dote e um enxoval para o casamento.
Reza a lenda que, certa vez, em Nápoles, havia uma moça cuja família não podia pagar seu dote para se casar. Desesperada, a jovem – ajoelhada aos pés da imagem de Santo Antônio – pediu com fé a ajuda do Santo que, milagrosamente, lhe entregou um bilhete e disse para procurar um determinado comerciante. O bilhete dizia que o comerciante desse à moça moedas de prata equivalentes ao peso do papel. Obviamente, o homem não se importou, achando que o peso daquele bilhete era insignificante. Mas, para sua surpresa, foram necessários 400 escudos da prata para que a balança atingisse o equilíbrio. Nesse momento, o comerciante se lembrou que outrora havia prometido 400 escudos de prata ao Santo, e nunca havia cumprido a promessa. Santo Antônio haviera fazer a cobrança daquele modo maravilhoso. A jovem moça pôde, assim, casar-se de acordo com o costume da época e, a partir daí, Santo Antônio recebeu – entre outras atribuições – a de “O Santo Casamenteiro”.
Outra história que envolve a fama de Santo Antônio é a de que uma moça muito bonita, que havia perdido as esperanças de arranjar um marido, apegou-se a Santo Antônio. Dizem que a mulher adquiriu uma imagem do santo e colocou-a em um pequeno oratório. Todos os dias, a jovem colhia flores e as oferecia a Santo Antônio sempre pedindo que este lhe trouxesse um marido.
Mas, passaram-se semanas, meses, anos… e nada do noivo aparecer.
Então, tomada pelo desgosto e pela ingratidão do santo, ela atira a imagem pela janela. Neste exato momento, passava um jovem cavalheiro que é atingido pela imagem do Santo. Ele apanha a imagem e vai entregar à jovem, que se apaixona por ele e atribui a sua chegada a fé por Santo Antônio.
A partir daí, as moças solteiras que querem casar começaram a fazer orações pedindo ajuda ao santo e cultuando sua imagem. Entre as simpatias mais populares, acredita-se que as jovens devem comprar uma pequena imagem do Santo e tirar o Menino Jesus do colo, dizendo que só o devolverá quando conseguir encontrar o amor, ou ainda, virar o Santo Antônio de cabeça para baixo.
Assinar:
Postagens (Atom)
